Tags

, , ,

bom dia, senhores! A um bom tempo que eu queria fazer este post, apresentando as medidas de um quadro monark 10. Já montei 2 fixas com esse quadro, apesar de pesado pra caramba, e com um drop do movimento central alto, não pude reclamar do resultado. Bom, vamos para os números:

O primeiro esquema é de um quadro MONARK 10 56cm com garfo Sakae de aluminio

O garfo tem um rake de 45mm e é mais curto, fazendo a bike “inclinar” para frente, isso causou um drop do movimento central alto: 80mm, com certeza o pedal vai arrastar no chão com mais facilidade numa curva, obstáculo, ou plano inclinado; mudou também o ângulo do tubo do selim e frontal, deixando-o maior, e a bike mais agressiva. A distância entre centros diminuiu.

Agora os numeros de uma MONARK 10 56cm com garfo original:

Nota-se que o garfo tem um rake maior (50mm) mas é mais comprido, “levantando” a parte da frente da bike (tanto que o tubo superior está em ascendência).

Com isso o valor do drop do movimento central caiu para 60mm, e o ângulo do tubo do selim e tubo frontal ficou menor, trazendo mais conforto.

Resumindo, com uma simples escolha de um garfo, dá pra “trazer” os valores de um quadro monark próximo aos das fixas importadas conforme a tabela do Marchafixa:

Disponível em: bikefixabr. Note que na tabela nao tem nenhum quadro tamanho 56cm, logo, distâncias entre centros não podem ser tomadas por base.

É claro que não podemos comparar um quadro desses  com os importados de Cromoly, ou os quadros de pista, porém, apesar de ele ser fabricado com tubos de aço baixo carbono (com grande espessura de parede, e por isso mais peso) ele é bem apresentável com seus tubos cachimbados. Um detalhe negativo do quadro é que ele tem um Movimento Central particular de 45mm sem rosca, usando pedivelas monoblocos, eu ja montei 2 fixas com quadros monark 10, numa eu usei um kit de rolamento Neco, e outra eu montei com o kit Monark.

* Com o kit de rolamento, o trabalho ficou limpo, limitando as peças em 2 rolamentos, e porcas de aperto. Só que deu um trabalho do cão para montar os rolamentos concetricamente, ja que a caixa do MC estava ovalizada, dai dá-lhe limar… não recomendo colocar o rolamento sob pressão, porque há o pressionamento das esferas no anel interno, trancando-o. É claro que não precisa deixar o acabamento da caixa do MC com ajuste H7, mas ele tem que entrar batidinho.

*O kit original é uma tranqueira, envolve 2 berços, esferas, vedação, e uma porrada de porcas de aperto, é um sistema eficiente para passeio, mas requer constante reaperto, tem baixa vedação e precisa ser engraixado regulamente… mas funciona? sim, funciona bem se voce sempre deixar ele redondinho.

ah, nem pensar em usar aqueles “kits transformers” que transformam o kit original num eixo de ponta quadrada para usar os pedivelas tipo sugino… a não ser que esse kit seja rolamentado, como existia antigamente da rodan.

existem outra gambiarra técnica: soldar um tubo, que diminua o diamentro para 34,7mm, assim dá pra usar um MC salva quadros. mais detalhes no site do Bikefixabr

Mas nem tudo é pesadelo nesse Movimento Central, em contra partida, ele oferece alguns tamanhos de pedivela: 170mm, 165mm e 145mm que podem ajudar na redução da altura do pedal com o chão (porém pedivelas menores diminuem o efeito alavanca na pedalada); e também oferece uma gama de coroas dentadas de 1/8″:  46, 44 , 42 , 40 dentes, ou até menos…

Concluindo, O quadro MONARK é um bom custo beneficio, para quem está montando uma bike fixa de baixo custo…

…a diferença entre um quadro Caloi 10 e Monark 10, deixa para um próximo post!

About these ads